O Que Eu Ganho Com Isso? A Triste Relação de Consumo Entre o Homem e Deus.


Por Felipe Dias dos Santos

O ser humano normalmente baseia suas escolhas nos benefícios que elas trarão, seja uma simples barganha na compra de um produto ou serviço, ou até uma complexa relação interpessoal. E como fica Deus nesta história? Infelizmente, muitos decidem por Cristo baseados nas “bênçãos” e “vantagens” que pode alcançar. Será que a vida cristã se tornou uma relação custo-benefício?

De acordo com o art. 2º do Código de Defesa do Consumidor, "Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final".

Mas o que isto tem a ver com a vida Cristã? Bom, se alguém diz ser “crente”, mas está mais preocupado com a prosperidade, poder, conquistas, curas, entre outras “bênçãos”, seria visto como um “consumidor”, pois considera o que Deus pode proporcionar como “destino final”, ou seja, tais coisas são mais importantes do que o próprio relacionamento com Deus.

Nos primórdios do cristianismo, entretanto, as coisas não era assim, as pessoas que realmente se convertiam eram capazes de enfrentar a morte por causa de Cristo. E muitas enfrentaram efetivamente.

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Romanos 8:36

O que se passava na mente daquelas pessoas? Quais entendimentos possuíam que hoje está escasso? Talvez, o mais simples de todos:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Eles possuíam um coração tão grado pelo amor de Deus, sentiam-se tão devedores da graça maravilhosa, que não se importavam com a vida terrena, seu principal objetivo era a vida eterna, e tinham como missão espalhar a salvação para o maior número de pessoas possível.

Parece que esta mesma salvação já não é mais suficiente para alguém se converter, exige-se um “algo a mais”, uma vantagem nisso tudo. A vida eterna já não é motivo de conversão, precisa-se de “bênçãos” aqui na terra, em primazia dos anos vindouros.

Não me entendam mal, por favor. Não há nada de errado querer uma família bem estruturada, um bom emprego, uma ótima qualidade de vida e uma saúde de ferro. Mas isso não pode ser o nosso principal objetivo de vida, mas sim, amar a Deus [...] de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. Marcos 12:30

E como se ama a Deus? Morrendo para o mundo, para o padrão de vida que ele impõe. Morrer para o consumismo exacerbado, para o “comamos e bebamos, pois amanhã morreremos.”

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15

Não é possível conciliar a vida cristã com os prazeres mundanos, não há meio termo nem negociação.

Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. [...] Lucas 16:13

É como disse Rodolfo Abrantes certa vez: “Se Ele entregou a Sua vida por mim, nada mais justo do que eu entregar a minha vida para Ele.”

Lutero, o pai da reforma protestante, quando escreveu a canção “Castelo Forte”, entendeu que a vida neste mundo não se compara com a eternidade que está por vir:

Se temos de perder
Família, bens, prazer; 
Se tudo se acabar 
E a morte enfim chegar, 
Com Ele reinaremos!

Quantos amam a Cristo o suficiente para viver só para Ele? Quantos realmente se arrependem, ou querem se arrepender dos seus pecados? Quantos compreendem a profundidade, porém simplicidade, da salvação? O evangelho é simples: Deus nos ama e tem um plano maravilhoso para nós, entretanto o pecado nos separa d’Ele, onde apenas Jesus é capaz de nos limpar, mas, para isso, precisamos aceita-lO como único e suficiente Senhor e Salvador.

Ao aceita-lO como Salvador, reconhecemos que estávamos condenados pelos nossos pecados, sendo libertados por Ele. Contudo, ao aceita-lO como Senhor, significa que seremos seus “servos”, morreremos para o mundo e viveremos apenas para Ele.

Muitos O aceitam como Salvador, mas não como Senhor, porque querem ainda querem desfrutar de todas as “regalias” que o mundo tem para oferecer, numa verdadeira relação de consumo para com Deus.

Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? 2 Coríntios 2:15-16

Que possamos viver apenas para Deus, seguindo suas Leis e Estatutos, remando contra a correnteza do mundo e seus padrões, para experimentarmos a boa, agravável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:1-2), em nome de Jesus!

0 comentários:

Copyright © 2013 Evangelide Traduzido por: Templates para Blogger - Anime OST.