O Que Podemos Aprender com o Povo de Beréia?


“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (At. 17:10-11).


Você conhece o Rio Tietê? Aquele imundo amontoado de águas, que um dia já foi cenário de competições de natação? Pois bem, este rio, que só abriga morte, pois uma nascente pura, situada em Salesópolis, na Serra do Mar. Mas, qual a relação disto com o texto acima?

Os bereanos eram diferentes dos demais que foram evangelizados por Paulo, eles apenas acreditaram no que o Apóstolo estava pregando após examinarem as Escrituras. Em outras palavras, foram direto na fonte, para testificar se a mensagem pregada era “pura”. Por sorte, o ex-assassino de judeus era inspirado pelo Espírito Santo, por isso teve crédito em meio à Beréia.

Infelizmente, o cenário da Igreja primitiva se repete hoje e vem se agravando conforme a tecnologia e inclusão digital evoluem. Atualmente, é muito fácil criar um blog, um canal no Youtube, Vimeo e afins e sair por aí espalhando a Palavra de Deus. Acontece que nem sempre estas pessoas são guiadas pelos motivos certos e sequer possuem inspiração divina. Muitos procuram autopromoção ou até disseminar rebeliões, respondendo perguntas que não possuem relevância e criando controvérsias onde não existem. Desta forma, muitos cristão são enganados e até apostatam da fé, seguindo ideologias demoníacas, exatamente como ocorria na época de Paulo.


“[...] mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gl. 1:7-9).


Veja como a Palavra de Deus é séria, até um anjo de Deus seria castigado se pregasse um evangelho diverso. Então, como filtrar toda essa enxurrada de informações? Simples, devemos fazer como o povo de Beréia: examinar as Escrituras, buscar na fonte!

A sociedade contemporânea tornou-se ansiosa e imediatista, alimentada pela massiva informação disponível na web. Para se ter uma ideia, apenas no Youtube, a quantidade de vídeos novos postados diariamente é tanta, que seria necessário trinta anos para assistir a todos.

Por isso, é de suma importância confrontar o que pregado com as Escrituras, que é divinamente inspirada para guiar-nos por qualquer caminho.


“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.” (2 Tm. 3:16-17)


Portanto, antes de tomar qualquer verdade como absoluta, antes de abraçar alguma ideologia, tenha sempre a Bíblia em mãos para confrontar a mensagem, pois ela é sua bússola neste mundo tortuoso.

Que Deus possa guiar seus caminhos e conduzí-lo a um relacionamento genuíno com Ele e te livrar dos falsos profetas, pois "[...] surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" (Mt. 24:24).

Adore por mais!

0 comentários:

Copyright © 2013 Evangelide Traduzido por: Templates para Blogger - Anime OST.