Estaria Deus Mentindo?




Por Felipe Dias

Deus já mentiu alguma vez? Existe uma história que deixa muitas dúvidas a respeito disso, a do primeiro homem.

A propósito: você sabe qual o nosso pior inimigo? Nós mesmos. Pois, apenas nós podemos decidir pelo pecado. Podemos ser influenciados, mas ao final, a escolha é nossa.

Deus criou o primeiro homem “à sua imagem” (Gn. 1:27). Adão era fora de série. Ele era dotado de uma sabedoria fascinante, uma saúde de ferro e uma criatividade que ultrapassa o nosso entendimento. E o mais interessante, ele era eterno, assim como o seu Criador. Mas existe algo que é bastante repetido e poucas vezes compreendido: ele possuía livre arbítrio.

E o que isso significa exatamente? Que Adão não era obrigado a obedecer a Deus, tampouco a amá-lO.

Somos obrigados a amar nossos pais, esposas, filhos ou amigos? Existe algo que nos prende a eles? Nós escolhemos entregar o nosso amor para tais pessoas. E com Deus é a mesma coisa.

Voltemos para Adão.

Ele não pôde escolher sua estatura, cor dos olhos, cabelos, voz, impressão digital, DNA, mapa genético, nem sua mulher foi escolha sua. Porém, Deus deixou algumas coisas nas mãos dele. Vejamos:

“Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. Gênesis 2:19

Quer presente maior do que este? Colocar nome nas criaturas de Deus? Pense em você, determinando como cada animal se chamaria. A função de Adão era tomar conta do Jardim.

Contudo, havia uma coisa em especial neste lugar maravilhoso. Algo que mudaria a sua vida para sempre:

"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:16-17

Curiosidade: Em nenhum momento a Bíblia se refere ao fruto proibido como sendo uma maça.

Pois bem. Se Adão não poderia comer daquele fruto, por que Deus colocou aquela árvore no Jardim? Este é livre arbítrio. Deus deixou Adão escolher onde passaria a sua eternidade, se na vida ou na morte. Isso que é amor!

E qual foi o resultado? Sim! Adão trocou tudo o que ele havia ganho – e não era pouca coisa, diga-se de passagem –, por um fruto, um pequeno momento de prazer.

Não quero entrar neste mérito agora, mas, quantas vezes trocamos Deus por um pequeno momento de prazer?

Mas existe algo curioso nisto tudo. Deus disse que Adão morreria se comesse o fruto. E ele morreu? Não! Então Deus mentiu? Definitivamente, não! Então o que aconteceu?


“O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden (...)” Gênesis 3:23a

Houve sim uma morte imediata, não a física, que ocorreria mais tarde, mas a espiritual. Adão estaria condenado a viver para sempre distante de Deus.

Adão sabia das consequências? Sim! Estava livre para decidir o seu destino? Sim! E por que Deus não impediu? Por que Ele o amava, a ponto de deixa-lo escolher!

Todas as vezes que pecamos, estamos tomando a mesma decisão de Adão! Triste, não é?

Mas, existe alguma saída? Felizmente sim.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Não existe fórmula mágica, receita infalível, reza braba, mandinga, simpatia, o que quer que seja. Ele! Apenas Ele pode nos devolver a vida eterna perdida no Eden! Basta crermos em Jesus e aceita-lO como único Senhor e Salvador. Caso contrário, estaremos condenados, para sempre.

A escolha é sua! Você é livre para decidir!

Fique com Deus!

0 comentários:

Copyright © 2013 Evangelide Traduzido por: Templates para Blogger - Anime OST.