A Força na Fraqueza



Por Felipe Dias dos Santos

Normalmente vemos pessoas se gabarem de suas vitórias e conquistas, isto é comum do ser humano. Desde pequenos somos estimulados a competir, seja pelas melhores notas na escola, o primeiro lugar das competições, ou em brincadeiras como "pega-pega" e “esconde-esconde", onde o objetivo era ser o mais rápido e estratégico. Quando crescemos, continuamos a competir, só que agora por objetivos maiores, como os melhores colégios, faculdades, melhores empregos, salários, ou até por pessoas, como namorado(a)s. Sempre queremos ser os melhores em tudo e possuir as melhores coisas. Essa é nossa natureza, vivemos num mundo competitivo, onde apenas os mais fortes sobrevivem.

Contudo, existe um homem na Bíblia que pensava totalmente diferente do senso comum. Seu nome é Paulo, e é o responsável por escrever grande parte do Novo Testamento. Ele dizia:

"Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza." 2 Coríntios 11:30

O que se passava em sua cabeça? O que o fez declarar que sua fraqueza era motivo de glória? Sua vida não foi nada fácil, ele sofreu prisões, perseguições, açoites, naufrágios, foi até dado como morto, e ainda sim pode dizer:

"[...] De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." 2 Coríntios 12:9b-10

Paulo sabia que não tinha o controle sobre a sua vida, que sua força era limitada, então dependia completamente de Deus, depositava a sua confiança n’Ele, que pode fazer todas as coisas. Ele sabia que tudo o que tinha conquistado era por meio de Deus.

Você pode estar pensando: "Eu conquistei tudo sozinho! Minha faculdade, primeiro emprego, casa, família. Deus não tem nada a ver com isso!" Mas eu pergunto a você: Quem foi que te deu o fôlego da vida? Quem foi que te deu saúde, disposição, inteligência e vigor para concluir todas as etapas com sucesso até agora?! Estamos vivos apenas porque Deus permite, porque Ele tem abençoado, dirigido e protegido os nossos passos:

"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." Provérbios 16:9

Outro homem que sabia muito bem disso, assim como Paulo, era Jó, um íntegro e cheio de riquezas. Porém, quando perdeu tudo, ao invés de se queixar, afirmou categoricamente:


[...] Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Jó 1:21

Eles tinham plena consciência de que tudo o que tinham vinha de Deus. É isso que o nosso Pai espera de nós, que dependamos e confiemos somente em Sua força.

Sozinhos nós podemos muito pouco, mas com Deus, conquistaremos o impossível.

E de onde tiramos a força da fraqueza? Como Paulo nos ensinou: Quando estamos fracos, ou seja, quando não possuímos mais recursos físicos nem emocionais, Deus atua de uma força poderosa, mudando completamente a nossa realidade.

Deus age em nossa fraqueza, quando nos humilhamos e reconhecemos que não somos nada sem Ele.

Isso é tão verdade que até o preço do pecado foi pago por Ele, pois não conseguiríamos sozinhos. Jesus morreu em nossos lugar:

“O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.” Romanos 4:25

Não perca mais tempo, entregue a sua vida para Jesus, reconheça que você não é nada sem Ele, e que pode todas as coisas com Ele. Aceite-O como o Seu único e suficiente Senhor e Salvador e arrependa-se dos seus pecados.

"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." Lucas 14:11

Entre em contato conosco pelo evangelide@gmail.com ou pelo facebook.com/Evangelide, queremos conhece-lo e ajuda-lo nesta nova caminhada.

Fique com Deus.

0 comentários:

Copyright © 2013 Evangelide Traduzido por: Templates para Blogger - Anime OST.